Uma unanimidade culinária, a batata é conhecida por suas qualidades nutricionais, por sua versatilidade na cozinha e, acima de tudo, porque é mesmo gostosa. No entanto, para quem está preocupado em perder peso ou manter a forma, a batata é uma tentação que deve ser evitada: é rica em calorias e, acima de tudo, aumenta a tendência a reter líquidos. Uma refeição rica em batatas tem como resultado habitual aquela sensação de estômago dilatado, que perdura muitas vezes por mais de um dia.
O que poucos sabem é que a batata tem um parente próximo, pobre em calorias, tão versátil quanto ela e com a qualidade extra de favorecer a queima de gorduras: o nabo.
Está certo, a fama do nabo não é nada boa, mas não passa de preconceito.
O nabo é gostoso, refrescante, rico em nutrientes e fácil de preparar. Cru ou cozido, o nabo substitui sem fazer feio a maioria dos pratos de batata: é chamado de "batata da culinária ancestral".
Parte do preconceito contra o nabo vem da idade média: por ser comum e de cultivo fácil, o nabo era amplamente consumido pelos pobres, sendo seu consumo evitado nas mesas da nobreza.
Por outro lado, o nabo foi tradicionalmente preterido pela batata, já que a batata servia, entre outros usos, para a fabricação de bebidas alcóolicas; mas com a recente valorização dos alimentos frescos e suas qualidade nutritivas e benéficas à saúde, o nabo vem construindo prestígio e conquistando lugar nas receitas mais sofisticadas.
Numa rápida comparação com sua prima rica, a batata, podemos constatar que a riqueza nutricional da batata tem uma só fonte: o alto teor de calorias. Enquanto 100 de gramas de nabo contém apenas 35 calorias, 100 gramas de batata contém 85. Apesar do conteúdo protéico da batata ser superior, o teor de cálcio do nabo é 5 vezes maior: para cada 100 gramas, o nabo tem 56 mg de cálcio e a batata, apenas 11.
Uma xícara de nabo cozido contém apenas 30 calorias e fornece 18 mg de vitamina C (quase um terço da necessidade diária), 35 mg de cálcio e 210 mg de potássio. É também uma boa fonte de fibras solúveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.
As folhas de nabo, que muitos cozinheiros jogam fora, são mais nutritivas do que as raízes. Uma xícara de folhas cozidas fornece 40 mg de vitamina C, aproximadamente 200 mg de cálcio e quase 300 mg de potássio. Além disso, ao contrário das raízes, as folhas são uma excelente fonte de beta-caroteno, um antioxidante que o organismo transforma em vitamina A. A mesma xícara de folhas cozidas contém quase 4.000U.I de vitamina A, que é 80% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) para adultos.
Um agente da boa digestão
Além de ser um alimento leve e favorecer a digestão, o nabo tem qualidades aclamadas pela Tradicional Medicina Chinesa: é antipirético e tem ação desintoxicante. Conhecido pelo homem civilizado há mais de cinco mil anos, evidências do nabo como ingrediente básico da dieta aparecem em cavernas ancestrais da China e da França; é provável que o nabo tenha alimentado o homem pré-histórico bem antes da descoberta do fogo. Hoje em dia encontramos nos mercados duas variedades de nabo: o redondo e o japonês. O redondo é mais adocicado e indicado para receitas cozidas; até mesmo seus talos são aproveitados, para acrescentar gosto e nutrientes às sopas. O nabo japonês é mais gostoso cru, e nas saladas fica ótimo ralado no ralo grosso. Sabe aquela verdura branca que muitos deixam de lado, ao saborear um prato de sushi ou sashimi, pensando ser simples decoração? Pois é o nabo, digestivo e rico em vitaminas e minerais: sua presença no prato equilibra o cardápio e suaviza o sabor forte das algas e do peixe cru.
Salada de nabo
Ingredientes: 3 xícaras de nabo redondo descascado e cortado em cubos; 2 colheres de sopa de pasta de soja*; 1 colher de sopa de sementes de linhaça; manjericão seco e shoyo a gosto.
Modo de Fazer: Cozinhar o nabo em água e sal até ficar tenro, mas firme. Deixar esfriar e temperar com a pasta de soja e os demais ingredientes. Levar à geladeira antes de servir, enfeitando com folhas frescas de alface. Dá 2 porções.
Cada porção contém: 99 calorias; 21,2% de gordura; 63% de carboidratos; 15,8% de proteína
2,2 g de gordura; 15,6 g de carboidratos; 7,2 g de fibras; 3,9 g de proteína; 0 mg de colesterol
Fonte: Aqui
0 comentários:
Postar um comentário