Vegetal de baixo valor calórico, a vagem contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, vitamina A e vitaminas do Complexo B em menor quantidade.
O Cálcio e o Fósforo ajudam na formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental e, o Ferro está intimamente ligado à formação do sangue. A vitamina A é indispensável à boa visão, auxilia o crescimento e conserva a saúde da pele e das mucosas.
Outra qualidade da vagem é agir como estimulante das funções intestinais porque apresenta em sua constituição um pouco de celulose.
Quando de boa qualidade, deve ser de cor brilhante, tenra e quebradiça. Vagens frescas cedem à pressão da unha e não são moles e nem escuras nas extremidades. Quando conservadas em geladeira podem permanecer em boas condições por uma semana.
Uma vez escolhidas, as vagens devem ser lavadas e, em seguida, com o auxílio de uma faca, remove-se o fio ao longo dos dois lados da seguinte maneira: faça um talho em cada extremidade e num só movimento puxe o fio.
Para o cozimento deve-se colocar água o suficiente para cobrir o fundo da panela, porque a vagem é um vegetal que libera muita água enquanto cozinha.
Seu período de safra é de março a maio e de outubro a janeiro.
Cem gramas de vagem fornecem 36 calorias.
0 comentários:
Postar um comentário