Mesmo encoberta de arranha-céus, a cidade de São Paulo não consegue esconder seu ponto mais alto. Com 1.135 metros de altitude, o Pico do Jaraguá, nome popular do Parque Estadual do Jaraguá, zela pelo principal centro financeiro da América Latina ao mesmo tempo em que abriga uma das últimas áreas remanescentes de mata atlântica.
Inúmeras espécies da fauna e da flora são encontradas por lá, como macaco-prego e tucano-do-bico-verde; samambaiaçu e ipê-amarelo, respectivamente. São muitos os bairros e municípios ao redor de Sampa de onde se podem avistar as imponentes torres instaladas sobre o pico. Num olhar de 360º sobre o mirante é possível apreciar boa parte da vegetação dos mais de 490 hectares que compõem o parque.
O barulho, o trânsito e toda confusão da metrópole parecem distantes, apesar de apenas 20 quilômetros separarem o parque do marco zero de São Paulo, na Praça da Sé. O silêncio da natureza se mistura com o canto dos pássaros e o som do vento, mais intenso devido à altitude.
Lá, o visitante tem à disposição 7 hectares dedicados ao turismo, incluindo toda estrutura de lanchonetes, áreas para piquenique, playground, pista de skate, quadra poliesportiva, banheiros para deficientes e fraldário. Para os mais aventureiros, trilhas como a do Pai Zé, de 3,6 quilômetros, percorrida em aproximadamente 2 horas.
Crianças a partir de 10 anos podem fazer a trilha, porém, ela não é indicada para pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou mobilidade reduzida. Aos grupos com necessidades especiais, o Jaraguá reserva o Espaço Conviver, que engloba a Trilha do Silêncio, adaptada com rampas, corri- mãos, guia para cegos, placas em braile, bancos, biblioteca com livros em braile e um auditório. Mediante agendamento, passeios em grupo podem ser orientados por uma equipe de monitores.
Os guias são treinados para serem mediadores nas reflexões sobre o meio ambiente e a sociedade. A crescente preocupação com o meio ambiente, aliás, tem levado cada vez mais a população paulista a visitar o Parque Estadual do Jaraguá. Talvez também incentivados pelo programa gratuito, por ano, cerca de 100 mil pessoas passam pelo local, que conta ainda com um viveiro de mudas.
Curiosidades sobre o Parque
A palavra Jaraguá vem do tupi e significa "Senhor dos Vales". A área foi adquirida pelo Governo Estadual em 1940 e transformada em Parque Estadual somente em 1961. O Parque também oferece curso de reutilização de materiais. Não é permitido acampar, pernoitar, fazer fogueiras, caçar ou pescar
Informações
Parque Estadual do Jaraguá Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539 - Jaraguá - São Paulo De segunda a domingo, das 7h às 17h. (11) 3941.2162 ou 3943.5222 / pejaragua@gmail.com www.fflorestal.sp.gov.br
Como chegar
Ônibus: linhas 8696 Praça Ramos/Jaraguá, 8040 Lapa/Sol Nascente, 8047 Lapa/Jaraguá Trem: linha Luz/Francisco Morato (descer na estação Vila Clarice) Veículo próprio: acesso pela via Anhanguera km 18, seguindo pela Av. Jornalista Paulo Zingg e Estrada Turística do Jaraguá.
Fonte fotos e matéria:http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos/32/artigo158096-1.asp
0 comentários:
Postar um comentário