quarta-feira, junho 30, 2010

VOTE NO SEU MELHOR CAFÉ

 

AQUI

terça-feira, junho 29, 2010

BOLO GELADO DE COCO

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

4 ovos

1 xícara (chá) leite

2 colheres (sopa) coco ralado

1 colher (sopa) fermento em pó

2 colheres (sopa) margarina s/ sal

DOCE

Preparo:

Bata na batedeira os ovos, junto com o açúcar e a margarina, até ficar bem branquinho, acrescente a farinha, intercalando com o leite, por ultimo acrescente o coco e o fermento.

Coloque em forma untada e enfarinha, leve para assar até dourar.

DSC00020

Calda:

1 lata de leite condensado

1 vidro (200ml) leite de coco

1 xícara de coco ralado

DSC00021

Preparo:

Misture tudo(não precisar levar ao fogo), coloque sobre o bolo ainda quente, polvilhe coco ralado...leve para gelar!!

 

 

Fonte: Divina Gula

segunda-feira, junho 28, 2010

COPA DO MUNDO 2010 – JOGO BRASIL

QUARTO JOGO HOJE 28/06/2010

15h30 Johannesburgo

Brasil  image x Chile image

sábado, junho 26, 2010

SOPA DE LEGUMES

Ingredientes

* 2 Cenouras em cubinhos cozida

* 4 Mandioquinhas em cubinhos cozida

* 2 Abobrinhas em cubinhos cozida

* 1 ½ tablete de caldo de galinha

* 2 saquinhos de chá de erva doce

* 30 ml de azeite extra virgem

* Noz moscada

* Sal a gosto

* 1 litro de água filtrada

Modo de Preparo

Aqueça a água na cafeteira e dissolva o caldo de galinha. Tempere com noz moscada a gosto e reserve. Aqueça 300ml de água já com o saquinho de chá no microondas e retire o saquinho de chá e adicione ao caldo de galinha na cafeteira.
Em um bowl, aqueça os legumes regados com azeite e por último acrescente o caldo nos legumes. Se necessário acrescente sal.

 

Fonte: Vamos Cozinhar

sexta-feira, junho 25, 2010

COPA DO MUNDO 2010 – JOGO BRASIL

TERCEIRO JOGO HOJE 25/06/2010

11horas em  Durban

Brasil  image x Portugal image

domingo, junho 20, 2010

COPA DO MUNDO 2010 – JOGO BRASIL

SEGUNDO JOGO HOJE 20/06/2010

15:30 horas em Johannesburgo

Brasil image   x  Costa do Marfim image

TANABATA MATSURI – FESTA DAS ESTRELAS

O Festival das Estrelas - São Paulo Sendai Tanabata Matsuri é conhecido como maior festividade tradicional do Japão no Brasil, onde relata a Lenda de uma certa princesa Orihime e seu amado Kengyu podendo o casal encontrar uma vez por ano num dia do mês de Julho. Assim surge a Lenda e estória que neste dia as pessoas fazem pedidos e desejos no tanzaku (papeleta colorida) e amarra no bambu para que possa realizar os desejos.
As ruas do bairro da Liberdade prestam homenagem ao lendário sentimento de amor e carinho entre Orihime e Kengyu, proporcionando para os visitantes uma beleza única e inesquecível com enormes enfeites suspensos de papel colorido que simboliza as estrelas do Tanabata, uma sensação de leveza e graça que as enormes caudas ao balanço do vento imitam os cometas cruzando o céu.
Data: 10 e 11 de Julho de 2010 (Sábado e Domingo)
10 de julho (sábado)

Tanabata.jpg image by Selma-costa
Abertura Oficial (14:30h)
Cerimônia de abertura- Praça da Liberdade (14:45hs)
Desfile e dança- Praça da Liberdade (15:30 às 20:25hs)
Concurso Miss Tanabata Yukata.
Realização dos Concursos: Desenho, Haiku, Tanka, Haikai, e enfeites.
11 de julho (domingo)
Apresentação de Shows (13 às 17:45hs)

Local: Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes.
Bairro: Liberdade - São Paulo – SP

tanabata

sábado, junho 19, 2010

FARMÁCIA NATURAL (4)

Chás mais utilizados de acordo com as suas propriedades terapêuticas

Laxativos
Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana), Zimbro (Juniperus communis L.), Hortelã (Mentha piperita L.), Capim-Cidreira (Kyllinga odorata) e Carqueja (Baccharis trimera)

Estimulam o peristaltismo e a motilidade, aumentando a frequência evacuatória.

Digestivos e carminativos (Redução dos gases intestinais)
Hortelã (Mentha piperita L), Camomila (Matricaria chamomilla), Sálvia (Salvia officinalis), Alecrim (Rosmarinus officinalis), Anis-Estrelado (Illicium verum Hooker), Espinheira-Santa (Maytenus ilicifolia), Dente-de-Leão (Taraxacum officinale), Erva-Doce (Pimpinella anisum L.), Alfavaca (Ocimum basilicum), Angélica (Angelica sinensis), Coentro (Coriandrum sativum), Poejo (Mentha pulegium), Cravo-da-Índia (Syzygium aromaticum), Cominho (Cuminum cyminum L), Cardomomo (Elettaria cardamomum), Menta (Mentha spicata), Gengibre (Zingiber officinale), e Alho (Allium sativum)

Favorecem uma melhor digestão e diminuem gases estomacais ou intestinais.

Hepatoprotetores (Protetores do fígado)
Boldo-do-chile (Peumus boldus), Funcho (Foeniculum vulgare M.), Genciana (Gentiana lutea L), Carqueja (Baccharis trimera), Cardo-Santo (Cnicus benedictus L.), Cardo-Mariano (Silybum marianum), Alcachofra (Cynara scolymus L.) e Hortelã (Mentha piperita L.)

Ação benéfica sobre o fígado, melhora a atividade dos hepatócitos e aumenta a secreção biliar.

Diuréticos
Cavalinha (Equisetum ssp.), Carqueja (Baccharis trimera), Bardana (Arctium lappa) (raiz), Chapéu-de-Couro (Echinodorus macrophyllum), Dente-de-Leão (Taraxacum officinale), Borragem (Borago officinalis L.), Alfafa (Medicago sativa)

Aumentam a filtração glomerular e a excreção urinária (diurese).

Calmantes
Capim-Cidreira (Kyllinga odorata), Maracujá (Passiflora incarnata), Hortelã (Mentha piperita L.), Tília (Tilia cordata Mill.), Melissa (Melissa officinalis), Angélica (Angelica sinensis), Alface (Lactuca sativa) e Camomila (Matricaria chamomilla).

Exercem função calmante sobre o sistema nervoso e induzem o sono.

Expectorantes
Angélica (Angelica sinensis), Alecrim (Rosmarinus officinalis), Sabugueiro (Sambucus nigra L.), Guaco (Mikania glomerata Spreng), Gengibre (Zingiber officinale), Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) e Alho (Allium sativum).

Reduzem o excesso de muco, desobstruindo as vias aéreas e ajudando a diminuir alguns sintomas da gripe.

Fonte: Lucyanna Kalluf, farmacêutica e nutricionista funcional

terça-feira, junho 15, 2010

COPA DO MUNDO 2010 – JOGO BRASIL

PRIMEIRO JOGO HOJE - 15/06/2010

15:30 horas em Johannesburgo

Brasil image   x  Coréia do Norte image

segunda-feira, junho 14, 2010

FARMÁCIA NATURAL (3)

SONO TRANQUILO
Insônia e noites de sono agitadas são problemas que contribuem para um baixo rendimento das atividades cotidianas e com a má qualidade de vida. Além disso, o excesso de atividades e algumas preocupações também podem afetar o bom sono. Quem cansou de contar carneirinhos e quer garantir uma revigorante e tranquila noite de sono, pode contar com a ajuda do maracujá (Passiflora incarnata), da camomila (Matricaria chamomilla) e da melissa (Melissa officinalis).

INTESTINO PROTEGIDO
Há mais de 5 mil anos os egípcios já se utilizavam do poder da hortelã (Mentha piperita L.) para tratar problemas gastrointestinais. Esse condimento é uma das plantas medicinais mais antigas e estudadas e tem múltiplas indicações. Seus princípios ativos são os óleos essenciais ricos em mentol e carvona, que atuam no relaxamento da musculatura lisa do trato gastrointestinal. "Esses princípios ativos aumentam a produção e secreção biliar, facilitando a digestão dos lipídeos. Por ser riquíssima em flavonóides como a luteolina, apigenina e rutina, confere uma ação anti-inflamatória, combatendo colites e outros processos inflamatórios da mucosa intestinal", explica Lucyanna Kalluf.

Outra planta que ajuda neste processo é o funcho (Foeniculum vulgare M.). Utilizada há milênios, possui um óleo essencial rico em anetol, que estimula as glândulas e a musculatura do tubo digestório, causando o aumento da salivação e das secreções pancreáticas. "Os movimentos peristálticos ficam mais rápidos e efetivos, fazendo que haja maior fluidez do bolo alimentar, formando menos gases e diminuindo o peso e a plenitude abdominal", completa a profissional.

ADEUS GRIPES E RESFRIADOS
Gripes e resfriados são doenças causadas por vírus que afetam as vias aéreas superiores como nariz, laringe e faringe e ocasionalmente as inferiores, atingindo os brônquios e os pulmões. A verdade é que essas doenças dependem da reação do próprio organismo para serem combatidas e para ajudar nesse processo é necessário muito repouso e ingestão de líquidos. Infusões de ervas como a angélica (Angelica sinensis), o alecrim (Rosmarinus officinalis), o sabugueiro (Sambucus nigra L.), o guaco (Mikania glomerata Spreng.), o gengibre (Zingiber officinale) e o alho (Allium sativum) ajudam a diminuir alguns sintomas das gripes e resfriados, pois reduzem o excesso de muco, desobstruindo as vias aéreas.

Fonte: http://revistavidanatural.uol.com.br/

sexta-feira, junho 11, 2010

COPA DO MUNDO 2010 – ÁFRICA DO SUL

Começa hoje 11/06/2010 e termina dia 11/07/2010

 

image

quinta-feira, junho 10, 2010

POLVO CROCANTE - KILLA

Uma verdadeira delícia!!!

23-05-10_1507

 

logo_killa

quarta-feira, junho 09, 2010

PUDIM DE COCO

INGREDIENTES:

1 LATA DE LEITE CONDENSADO

4 OVOS INTEIROS

1 LATA DE LEITE

100g COCO RALADO

1 VIDRO DE LEITE DE COCO

29-05-10_114629-05-10_1145 

MODO DE PREPARO:

BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR

COLOCAR A MASSA EM FORMA JÁ CARAMELADA

MICROONDAS POTÊNCIA ALTA POR 8 MINUTOS - (melhor deixar uns 10 minutos)

DEIXAR DESCANSAR E DEPOIS DE FRIO POR NA GELADEIRA POR NO MÍNIMO 8 HORAS ANTES DE DESENFORMAR / SERVIR.

terça-feira, junho 08, 2010

FARMÁCIA NATURAL (2)

ALIVIANDO A DOR DE CABEÇA
A dor de cabeça é um dos problemas cotidianos mais comuns e sua manifestação está associada a inúmeros fatores, como ansiedade, estresse, tensão, contração muscular dos ombros ou pescoço, má postura e cansaço ocular. Geralmente, essas causas desencadeiam dores leves ou moderadas, o que possibilita a utilização de recursos naturais como a camomila (Matricaria chamomilla), o gengibre (Zingiber officinale), a lavanda (Lavandula officinalis) e a manjerona (Origanum majorana). A camomila é um relaxante suave que ajuda a aliviar a tensão emocional e física, e de acordo com um estudo do Instituto de Biologia da Universidade Odense, na Dinamarca, o gengibre diminui a produção de substâncias químicas que produzem a dor e alivia os sintomas associados às dores de cabeça. "Quando associamos as duas substâncias, podemos fazer uma infusão agradável e que vai aliviar esse tipo de probleminha tão comum nos dias de hoje", indica Nardino.

MÁ DIGESTÃO E DORES NO ESTÔMAGO
Quem sofre com problemas estomacais pode apostar no poder da macela (Achyrocline satureoides) e da espinheira santa (Maytenus ilicifolia). A macela é muito utilizada para tratar problemas gástricos, digestivos, enjôos, náuseas e vômitos, além de também possuir ação complementar como erva sedativa e analgésica. A espinheira-santa é famosa no combate à úlcera, gastrite crônica, males dos rins e fígado e problemas mais leves como azia e má digestão.

Fonte: http://revistavidanatural.uol.com.br/

segunda-feira, junho 07, 2010

CAT POWER – 26/05/2010

DSC00092

DSC00104

domingo, junho 06, 2010

CAFÉ SEM CULPA

Novas pesquisas garantem: o café sai do papel de vilão para encarar um mocinho aliado da sua saúde. Mas antes de brindar a notícia, encontre a medida que pode beneficiar o seu organismo

cafe

Apreciado, amplamente consumido, saboreado de várias maneiras, o café faz parte da alimentação brasileira. Mesmo quem não toma costuma apreciar seu cheirinho agradável. E quem toma normalmente o faz diariamente. Puro, com leite, de manhã, de tarde, de noite, com sorvete, quente, morno, frio. O café está no topo dos alimentos mais consumidos. No mundo todo, só as plantas para fazer refrigerantes de cola e o chá ficam no mesmo patamar do café em termos de vegetais campeões de consumo.
Assim, nada mais útil do que entender um pouco aquelas xícaras esfumaçadas e saber quais são suas propriedades e efeitos para a saúde. “Café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional — que previne doenças — ou mesmo nutracêutica — nutricional e farmacêutica. Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também outros componentes”, atesta a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência, em São Paulo.

Além da cafeína
Potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no grão, embora em pequenas quantidades. Aminoácidos, proteínas, lipídios, além de açúcares e polissacarídeos também o compõem. Mas nem todas essas substâncias permanecem nas mesmas quantidades quando o café passa pelo processo de torrefação. Alguns deles chegam até mesmo a ser destruídos por completo se os grãos são torrados excessivamente.

Geralmente, os grãos do café tipo Arábica, que é o mais usado para fazer o pó, passam por uma torrefação a 220ºC entre 12 e 15 minutos. No Brasil, os grãos passam, em média, por uma torrefação a 180ºC, durante cerca de 20 minutos. É considerado um tempo excessivo. Por isso, aqui o café costuma apresentar menor grau de qualidade, tanto nas propriedades nutritivas quanto no aroma, cor e sabor.

Por um lado, a torrefação é a responsável pelo fato de o café ser pouco calórico. Afinal, parte dos lipídios, aminoácidos e açúcares são eliminados no processo. Por outro, aumenta a concentração de cafeína, que não se perde.

xicara de cafe

Combate à depressão
Embora seja o componente mais conhecido do café, a cafeína constitui apenas uma parte de sua composição total. E é menos do que muita gente pensa, pois um grão normal tem de 0,8% a 2,5% de cafeína. Nem por isso deixa de ser parte importante desse alimento, com sua devida participação sobre os efeitos no metabolismo e nas reações orgânicas.

Uma das ações da cafeína se dá sobre os quadros de depressão. E, nesse sentido, o café parece ser um aliado importante no combate à doença. “A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e, em pequenas doses, pode trazer uma sensação de bem-estar, disposição e ânimo”, pondera Ricardo Borges, nutrólogo e coordenador do Centro de Nutrologia e Nutrição Clínica de Ribeirão Preto.

Quando a bebida vicia
A estudante Mariana Monteiro, de 20 anos, que o diga. Ela não consome café com exagero. Apenas uma xícara de manhã e outra no fim da tarde. Mas faz questão de ter sua dose de ânimo diariamente. “É um prazer indescritível. Eu me sinto mais disposta e até mais bem humorada”, conta.

No entanto, quando Mariana não tem à disposição sua costumeira xícara, que é bem quente, forte e com pouquíssimo açúcar, os efeitos são totalmente adversos. “Quando fico sem tomar café, a primeira coisa que sinto é uma dor de cabeça relativamente fraca, mas chata. Fico muito mal-humorada, sem paciência e inquieta”, revela a estudante.

É comum que as pessoas habituadas a tomar doses diárias de café relatem dor de cabeça quando não o consomem. Segundo Borges, “a cafeína causa dependência física. O corpo precisa dela e, se não a ingere, a pessoa passa por um período de abstinência”.

Tratando-se ainda do sistema nervoso, também há indícios de que a cafeína possa reduzir a incidência da doença de Alzheimer. Porém, estudos nessa direção ainda são experimentais, feitos com animais, e não é possível especular sobre os mesmos efeitos em seres humanos.

coffee

SAIBA MAIS SOBRE O GRÃO
1 A cafeína já foi considerada doping no esporte. Hoje em dia, a Agência Mundial Antidoping permite seu uso. Nos treinos e competições, a capacidade estimulante da cafeína é aproveitada pelos atletas, que a ingerem por meio de cápsulas ou produtos como energéticos.

2 A cafeína causa dilatação dos vasos cerebrais, aumentando o fluxo de sangue para a região. É por isso que muitos medicamentos para dor de cabeça são administrados em associação com a cafeína, pois assim o remédio é levado em quantidades maiores apara o cérebro.

3 A quantidade letal de cafeína para um adulto de 70 kg é de 10 g. Isso equivale a cerca de 100 xícaras de café, 200 latas de Coca-cola, 125 copos de chá ou 50 kg de chocolate. Como é impensável que um ser humano consuma de uma só vez essas quantidades, deduz-se que as intoxicações por cafeína ocorrem por via de medicamentos e não de alimentação.

Efeitos amargos
Se a cafeína pode ter um papel positivo em algumas situações, em outras há algumas restrições. Para quem tem problemas de refluxo gastresofágico, é bom diminuir as doses. Isso porque entre o esôfago e o estômago existe um esfíncter que se fecha e se abre para a passagem de alimentos. Mas a cafeína pode alterar a ação desse esfíncter, facilitando a volta do conteúdo do estômago para o esôfago.

Gastrite é outro problema que exige redução de cafeína, pois esta pode se tornar um fator de irritação da mucosa do estômago.

Também há indícios de que a cafeína dificulte a absorção de cálcio pelo organismo. Mais do que isso, ela estimula a excreção de cálcio pela urina, o que causa a retirada do mineral presente nos ossos, enfraquecendo-os. No caso de mulheres na menopausa, a restrição de consumo serve justamente para prevenir a osteoporose.

coffee HEART

Atenção, cardíacos!
As restrições se estendem a quem tem problemas cardiovasculares. Segundo Borges, a capacidade estimulante da cafeína tem influência sobre o aumento da freqüência cardíaca. Também há alterações na pressão arterial em algumas pessoas nos instantes seguintes à ingestão de uma xícara de café. Estudos nesse sentido, como o da Universidade John Hopkins, verificaram que, ao longo de anos, existe uma pequena elevação no nível de pressão arterial entre os que mantêm o hábito de tomar café diariamente.

Todos esses dados variam de pessoa para pessoa, demonstrando que, tanto há os que respondem à cafeína com tais efeitos, quanto outros que parecem desenvolver ou já possuir certa tolerância à ingestão de produtos com cafeína, sem necessariamente sofrerem nenhuma mudança nos seus níveis de pressão arterial.

Colesterol no coador
Duas substâncias presentes no café aumentam os níveis de colesterol. São o cafestol e o kahweol. Essas duas gorduras, no entanto, ficam retidas no coador. Tanto faz se for de pano ou de papel. Mas é importante ficar atento às formas de preparo que não utilizam o coador, como é o caso do café expresso, italiano ou turco. O excesso de consumo pode influenciar diretamente a elevação do colesterol.

Por outro lado, já foram realizadas pesquisas que apontam a liberação de gorduras dos tecidos adiposos. Trocando em miúdos, isso significa que o café pode contribuir para o emagrecimento. Esse efeito provavelmente está relacionado ao aumento do metabolismo provocado pela cafeína, estimulando a produção de hormônios chamados catecolaminas. Mas a liberação das gorduras dos tecidos adiposos não implica diminuição de seus níveis no sangue.

coffee-cups-i-posters_35463618_std

Tesouro escondido
O café também guarda um tesouro escondido e pouco comentado: os polifenóis antioxidantes, especialmente os ácidos clorogênicos. Os antioxidantes são como “micromédicos” naturais das células. Eles atuam impedindo ou diminuindo a ação dos radicais livres, que degeneram o equilíbrio celular e destroem sua funcionalidade. E, na bebida, os antioxidantes são mais numerosos do que no vinho tinto ou no chá verde, por exemplo.

Os ácidos clorogênicos, por sua vez, podem ser descritos como “cirurgiões celulares”. Ao passar pela torrefação dos grãos, eles formam as quino-lactonas. Além de os ácidos clorogênicos ajudarem a combater as inflamações, a formação de tumores e inibirem desencadeadores de asma, também contribuem para a sensação de bem-estar. “As quino-lactonas, formadas quando os grãos de café são torrados, atuam diretamente no humor, alterando as endorfinas”, afirma a nutricionista Priscila Maximino.

Isso, junto com a cafeína, explica mais uma vez a sensação que a estudante Mariana Monteiro tem ao tomar suas doses de café diariamente. E ela tem razão, afinal, a bebida pode ser muito útil para melhorar o sabor da vida. Ainda mais porque geralmente seu consumo é acompanhado de momentos sociais e outros alimentos bem chamativos. “Quem resiste a um pão de queijo e um cafezinho?”, ela provoca. Tá bom, Mariana. Já nos convenceu, não precisa falar mais nada... afinal, já está na hora do café.

 

VISITE O BLOG: O MELHOR CAFÉ

 

Fonte matéria: Revista Viva Saúde

sábado, junho 05, 2010

Parque Estadual do Jaraguá

image

 

image

Mesmo encoberta de arranha-céus, a cidade de São Paulo não consegue esconder seu ponto mais alto. Com 1.135 metros de altitude, o Pico do Jaraguá, nome popular do Parque Estadual do Jaraguá, zela pelo principal centro financeiro da América Latina ao mesmo tempo em que abriga uma das últimas áreas remanescentes de mata atlântica.

Inúmeras espécies da fauna e da flora são encontradas por lá, como macaco-prego e tucano-do-bico-verde; samambaiaçu e ipê-amarelo, respectivamente. São muitos os bairros e municípios ao redor de Sampa de onde se podem avistar as imponentes torres instaladas sobre o pico. Num olhar de 360º sobre o mirante é possível apreciar boa parte da vegetação dos mais de 490 hectares que compõem o parque.

O barulho, o trânsito e toda confusão da metrópole parecem distantes, apesar de apenas 20 quilômetros separarem o parque do marco zero de São Paulo, na Praça da Sé. O silêncio da natureza se mistura com o canto dos pássaros e o som do vento, mais intenso devido à altitude.

Lá, o visitante tem à disposição 7 hectares dedicados ao turismo, incluindo toda estrutura de lanchonetes, áreas para piquenique, playground, pista de skate, quadra poliesportiva, banheiros para deficientes e fraldário. Para os mais aventureiros, trilhas como a do Pai Zé, de 3,6 quilômetros, percorrida em aproximadamente 2 horas.

Crianças a partir de 10 anos podem fazer a trilha, porém, ela não é indicada para pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou mobilidade reduzida. Aos grupos com necessidades especiais, o Jaraguá reserva o Espaço Conviver, que engloba a Trilha do Silêncio, adaptada com rampas, corri- mãos, guia para cegos, placas em braile, bancos, biblioteca com livros em braile e um auditório. Mediante agendamento, passeios em grupo podem ser orientados por uma equipe de monitores.

Os guias são treinados para serem mediadores nas reflexões sobre o meio ambiente e a sociedade. A crescente preocupação com o meio ambiente, aliás, tem levado cada vez mais a população paulista a visitar o Parque Estadual do Jaraguá. Talvez também incentivados pelo programa gratuito, por ano, cerca de 100 mil pessoas passam pelo local, que conta ainda com um viveiro de mudas.

Curiosidades sobre o Parque

A palavra Jaraguá vem do tupi e significa "Senhor dos Vales". A área foi adquirida pelo Governo Estadual em 1940 e transformada em Parque Estadual somente em 1961. O Parque também oferece curso de reutilização de materiais. Não é permitido acampar, pernoitar, fazer fogueiras, caçar ou pescar

Informações

Parque Estadual do Jaraguá Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539 - Jaraguá - São Paulo De segunda a domingo, das 7h às 17h. (11) 3941.2162 ou 3943.5222 / pejaragua@gmail.com www.fflorestal.sp.gov.br

Como chegar

Ônibus: linhas 8696 Praça Ramos/Jaraguá, 8040 Lapa/Sol Nascente, 8047 Lapa/Jaraguá Trem: linha Luz/Francisco Morato (descer na estação Vila Clarice) Veículo próprio: acesso pela via Anhanguera km 18, seguindo pela Av. Jornalista Paulo Zingg e Estrada Turística do Jaraguá.

 

Fonte fotos e matéria:http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos/32/artigo158096-1.asp

sexta-feira, junho 04, 2010

FARMÁCIA NATURAL (1)

Monte a sua caixinha de remédios

As ervas medicinais secas devem ser armazenadas em vidros escuros, de preferência âmbar, que filtra bem a luminosidade, já que a luz pode desencadear a destruição dos princípios ativos.

O vidro deve ser bem vedado, pois a umidade pode ameaçar a qualidade da erva medicinal.

Coloque uma etiqueta no vidro com nome, a data em que foi embalada e a data de validade.

Não guarde o vidro em local quente, pois aos poucos os princípios ativos da planta vão sendo destruídos.

Lembre-se: a cozinha e o banheiro são os locais que mais estragam os remédios naturais, devido à exposição constante ao calor, frio e umidade. É preciso também guardá-los longe da luz solar e de produtos químicos, como os de limpeza.

Antes de comprar algo, observe atentamente a data de validade e se há informações ou algum contato do fabricante ou importador.

Mantenha com os produtos da farmácia natural caseira uma lista de telefones para emergências, como os de pronto-socorro próximos da sua casa, hospital e médicos.

Se você tiver dúvida quanto a algum produto natural ou medicamento fitoterápico de venda livre, converse com o seu médico ou com o farmacêutico, pois eles poderão ajudar a identificar suas características e orientar sobre o uso correto.

Fonte: Kali Nardino, consultor farmacêutico da Divine Shen (SP)

quinta-feira, junho 03, 2010

GRANOLA

   Ingredientes:

    As quantidades dependem do seu gosto, confie na sua intuição...

  • Aveia em flocos - 500 gramas
  • Sementes de linhaça - cerca de 100 gramas
  • Flocos de amaranto - cerca de 100 gramas
  • Castanhas-do-pará picadas - a gosto
  • Uvas-passas - a gosto
  • Bananas-passas picadas
  • Melado - de 1/2 a 1 xícara
  • Mel - a gosto
  • Óleo de coco extra virgem - 2 a 4 colheres {sopa}
  • Azeite de oliva extra virgem - 2 a 4 colheres {sopa}

image

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes secos. Adicione o mel, o melado, o óleo de coco e o azeite. Mexa bem. Coloque numa assadeira grande e asse em forno bem baixo, mexendo de vez em quando, até que esteja douradinho ao seu gosto. Leva entre 40 minutos e 1 hora. As mexidas durante o processo são essenciais para não deixar queimar nas beiradas.

O truque, como sempre, é usar ingredientes de qualidade. Desses citados acima, tirando o azeite de oliva, todos eram orgânicos. Esse rótulo não é garantia de sabor melhor, mas pode ser um belo indicativo. Eu procuro comprar alimentos produzidos localmente, sem uso de agrotóxicos, colhidos na época certa, direto do produtor (ou o mais próximo disso que eu conseguir), através de comércio justo (ou de empresas que não explorem fornecedores).

Extras - pode incluir na sua receita, dependendo do seu gosto e da disponibilidade na sua região: amêndoas, nozes, castanhas de caju, castanhas de baru, sementes de girassol e gergelim, flocos de milho/trigo/arroz/quinoa, canela em pó, coco ralado, frutas secas como damascos, figos, caquis ou as produzidas aí no seu pedaço...quais são elas?

FONTE RECEITA: AQUI

quarta-feira, junho 02, 2010

FISCHER DOÇARIA - Cheesecake de goiabada

29-05-10_1554

Endereço:

Av. Dr. Gentil de Moura, 254

Ipiranga – São Paulo – SP

(em frente à estação metrô Alto do Ipiranga)

Horário Funcionamento:

Terça à Sexta: das 8:00 às 20 horas

Sábado: das 8:00 ás 19 horas

Domingo: das 8:00 às 14 horas

terça-feira, junho 01, 2010

AVEIA

Todo mundo já ouviu falar na aveia não é mesmo? Seja na forma de mingau ou acrescentada nos leites, bolos ou qualquer outro alimento.

A aveia é um tipo de carboidrato que contém fibra solúvel e insolúvel. A fibra é a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não pode ser digerida pelo nosso organismo e nem pode fornecer energia.  A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.

Muito se tem estudado sobre a beta-glucana, uma fibra solúvel encontrada na aveia. Sabe-se que o consumo regular desta fibra ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, reduzir a pressão arterial e a controlar o diabetes. Esta fibra absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa que ajuda na captura do colesterol dos alimentos e diminui sua absorção para o corpo.

A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter diverticulite, ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e ajuda na regulação do trânsito intestinal.

Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.

É muito importante destacar que as pessoas não consomem a aveia em doses adequadas. Muitos estudos demonstraram que o consumo exagerado da aveia (mais que 1 xícara de 250ml) levam a sintomas como inchaço e produção de gases aumentado. O consumo adequado varia com o organismo de cada pessoa e deve ser levado em consideração.

Para se ter os benefícios da aveia precisa consumí-la regularmente e de forma variada, ou seja, nas frutas, componente de bolos, como mingaus, no iogurte e etc.

Todas as informações aqui passadas não substituem uma consulta que deve ser com o profissional nutricionista.

CALENDÁRIO

junho 2010