Prato bem colorido é a dica para uma refeição saudável
Se comer fora de casa faz parte de sua rotina, confira soluções para tornar sua refeição mais saudável.
A loucura da vida moderna impõe rotinas bem intensas e, às vezes, fugir disso pode parecer uma utopia. O desafio é gerenciar as tarefas diárias como um malabarista e ainda ter um cuidado especial com sua saúde. Existem cuidados e dicas práticas que podem ajudar neste desafio diário.
A sabedoria chinesa defende há mais de 4 mil anos a teoria que também é confirmada por nutricionistas modernos: quanto mais colorido for o seu prato, melhor será para sua saúde. A cor dos alimentos pode dar dicas para selecionar boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Cada uma é responsável por uma função diferente.
De acordo com a nutricionista Regina Corrêa, ter alimentação equilibrada pode ser complicado, mas não é um ‘bicho de sete cabeças’. “Em caso de dúvida na hora de montar seu prato, leve em consideração a variedade de cores dos alimentos. A quantidade consumida (deve-se respeitar as necessidades de cada indivíduo) e a qualidade das preparações (procurando evitar as frituras, cremes, molhos à base de maionese, por exemplo) também são importantes”, conta Corrêa.
Agora cuidar da sua alimentação mesmo em horários apertados de almoço ficou
mais simples. Alguns dos itens abaixo te ajudarão a manter uma boa refeição. Lembre-se que, na dúvida, o importante é deixar seu prato bem colorido!
Alimentos Roxos - Mantêm a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Exemplos: alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, alho roxo, ameixa preta, amora, berinjela, beterraba, cebola roxa, figo roxo, framboesa, jabuticaba, lichia, mirtilo, repolho roxo e uva roxa.
Alimentos Vermelhos - São fontes de vitamina A, boa para o coração e para a memória. Também auxiliam na prevenção do câncer e fortalecem os olhos e pele. Exemplos: acerola, cebola vermelha, cereja, goiaba vermelha, maçã, melancia, morango, pêra vermelha, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, romã, tomate e uva vermelha.
Alimentos Brancos - Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação. Exemplos: aipim, aipo, alho, alho-poró, aspargo, banana, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, graviola, inhame, nabo, pêra, etc.
Alimentos Verdes - Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes. Exemplos: abacate, abobrinha verde, acelga, alface, brócolis, cebolinha, couve, chuchu, ervilha, kiwi, limão, pepino, pimentão verde quiabo, salsa, uva verde e vagem.
Alimentos Laranjas - São ricos em vitamina C, antioxidantes e ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. Exemplos: abacaxi, abóbora, ameixa amarela, caju, caqui, cenoura, damasco, laranja, mamão, manga, maracujá, mexerica, moranga, melão, milho, nectarina, pêssego, pimentão amarelo, tangerina, etc.
Fonte: Vamos Cozinhar